O professor e coordenador do Núcleo de Justiça Animal da UFPB, Francisco Garcia, fala sobre os princípios da dignidade animal e as punições previstas para quem comete crueldade contra os pets
O programa Câmara Aberta desta terça-feira (18) aborda o tema Direito Animal. A jornalista Michelle Souza convidou o professor e coordenador do Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco Garcia, para falar sobre os princípios da dignidade animal e as punições previstas para quem comete crueldade.
“A mesma Constituição Federal que garante os direitos dos homens é a fonte primária das normas do direito animal. É dela que se extraem as proibições de cometer crueldade contra animais e ainda os princípios da dignidade animal”, comentou Michelle Souza.
Durante a entrevista, Francisco fala sobre a origem do direito animal, os crimes mais comumente cometidos, o aumento de casos de crueldade animal, as punições previstas para quem comete o crime e como denunciar. O uso de animais em pesquisas científicas e os desafios para implementar políticas públicas que contribuam com a redução do sofrimento animal também são temas da conversa.
O Câmara Aberta vai ao ar em primeira exibição nesta terça-feira (18), às 19h30, com reprise durante a programação da TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net), e no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).