João Pessoa, 23 de setembro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Agenda: Violência contra a mulher,...
Agenda: Violência contra a mulher, Dia da Bíblia e concessão de honraria estão na pauta da semana da CMJP
12.12.2022
Redação

Na pauta desta semana da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), estão programadas duas sessões especiais em que se discutirá a violência contra a mulher e se celebrará o Dia da Bíblia. Além disso, acontecerá uma sessão solene com entrega de honraria ao padre Luiz Carlos Nascimento Cordeiro.

Na quarta-feira (14), a partir das 14h, ocorrerá a sessão solene em que a Câmara de João Pessoa entregará o título de Cidadão Pessoense ao padre Luiz Carlos. O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), autor da propositura, justificou a homenagem: “Pela forma honesta, proba e cordial com a qual desempenha sua belíssima missão, estando ao longo dos anos à frente de parcela do povo de Deus. Ser Padre não é apenas uma profissão, é uma missão de vida que demanda retidão e abnegação, características sempre presentes em todas as suas passagens pela vida pastoral”.

Já na quinta-feira (15), a partir das 13h, ocorrerá a primeira sessão especial da semana, em alusão ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. Nacionalmente, a celebração teve início em 1850, com a chegada dos primeiros missionários evangélicos que vieram da Europa e dos Estados Unidos para o Brasil.

Para a sexta-feira (16), às 9h, está prevista a sessão especial que comemorará os 21 dias do Ativismo em Combate à Violência contra a Mulher. Para o parlamentar Damásio Franca (PP), que solicitou a sessão: “Independente do tipo de violência cometido, os direitos humanos da mulher e sua integridade física, psicológica e moral são desrespeitados. Sendo assim, a referida sessão faz necessária a fim de ratificar todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido no intuito de sanar essa questão tão sórdida que está inserida em nossa sociedade”.

Sobre a campanha

A campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” mobiliza diversos setores, anualmente, para a conscientização da população quanto aos tipos de agressão contra meninas e mulheres. O movimento tem início, no Brasil, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, e se estende até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

O trabalho se inspira na campanha mundial “16 Dias do Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que começa alguns dias depois, em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se encerra também em 10 de dezembro. A ação começou em 1991, homenageando as irmãs Pátria, Maria Teresa e Minerva, que foram submetidas a violências e torturas, sendo assassinadas, em 1960, na República Dominicana, durante o regime ditatorial de Rafael Trujillo.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.