João Pessoa, 7 de novembro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Acervo 88 homenageia Vladimir Carvalho
Acervo 88 homenageia Vladimir Carvalho
31.10.2024
Clarisse Oliveira
Divulgação

Rádio Câmara resgata programa em homenagem ao cineasta paraibano, que morreu no último dia 24

Em homenagem ao cineasta e documentarista paraibano Vladimir Carvalho, o Acervo 88, da Rádio Câmara (88.7MHz), resgata o programa Trilha das Artes, que traz uma conversa de André Amaro, da Rádio Câmara dos Deputados, com o cineasta, ao som do rock produzido em Brasília, local em que foi radicado. O cineasta e documentarista morreu, no último dia 24, aos 89 anos, em Brasília. O Acervo 88 vai ao ar nesta sexta-feira (1º), às 9h, e vai ficar disponível nas plataformas de streaming Deezer e Spotify e no portal da Casa.

Natural de Itabaiana, Vladimir Carvalho atuou nos jornais A União e Correio da Paraíba, além de ser corroteirista do documentário Aruanda, de Linduarte Noronha, uma das obras que marcaram o início do cinema novo em 1960. Ele dedicou mais de 50 anos de sua vida ao cinema, produzindo mais de dez documentários sobre temas de política e história nacional.

Brasília foi o local em que produziu muitos dos seus filmes, buscando resgatar passagens marcantes da história da capital federal, como ‘Conterrâneos Velhos de Guerra’, sobre os operários anônimos da época da construção, e ‘Barra 68’, que conta as agressões que a Universidade de Brasília (UnB) sofreu com a ditadura militar.

No programa Trilha das Artes, é possível acompanhar trechos da entrevista com o cineasta, ao som do rock produzido pelas bandas Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso – formadas pela primeira geração de filhos de intelectuais, diplomatas e políticos surgida nos anos 80 e personagens do seu documentário ‘Rock Brasília’, lançado em 2011.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.