Familiares e amigos do homenageado prestigiaram a sessão solene
Na manhã desta sexta-feira (9), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou o vice-presidente da Sociedade Norte-Nordeste de cardiologia, o médico cardiologista Lenine Ângelo Alves Silva, natural de São Paulo, com a entrega do Título de Cidadão Pessoense. A honraria foi proposta pelo vereador Marcílio do HBE (Republicanos). Familiares e amigos do homenageado prestigiaram a sessão solene.
O também médico cardiologista, Itapuan Botto Targino Filho, fez um breve explanação sobre a trajetória do homenageado, desde quando saiu de São Paulo, aos três anos de idade, para residir em Mossoró-RN, quando conheceu João Pessoa, na adolescência, e decidiu prestar vestibular de Medicina na UFPB, até voltar a São Paulo para cursar Clínica Médica, Cardiologia e Ritmologia.
“Aprendi e aprendo muito com o Dr. Lenine Ângelo sobre suas técnicas cirúrgicas e seu jeito de tratar o paciente. Nesses 14 anos de parceria, amizade e irmandade, fui testemunha de milhares de vidas beneficiadas pelos seus tratamentos e intervenções, com a melhora da sobrevida e da qualidade de vida do paciente. Sou testemunha de sua dedicação aos estudos e pesquisa, de sua habilidade como clínico cardiologista e cirurgião. Obrigado por escolher João Pessoa como sua cidade. João Pessoa ganha um filho e eu ganho um novo irmão”, parabenizou o amigo.
A esposa do médico, Elania Cristina, destacou que Lenine é uma pessoa de um coração gigante, paciente, atencioso, e um profissional que orgulha toda a família e amigos. “Ele tem muito amor pela profissão e é muito dedicado. Sempre teve uma paixão grande por João Pessoa. Foi aqui que ele começou como professor de anatomia, sua primeira função na cidade, onde foi conquistando espaço pela sua competência. Foram noites e mais noites nos plantões, preparando aulas e fazendo viagens para se profissionalizar. Ele não só atende seus pacientes, mas os acolhe”, afirmou.
Visivelmente emocionado, o Lenine Ângelo falou sobre a honra de estar recebendo tão importante homenagem de uma cidade que o acolheu tão bem. Ele agradeceu à Câmara pela homenagem e a seus familiares, amigos e colegas profissionais pela parceria em sua trajetória de vida. “Sou filho de pais simples, lutadores e batalhadores pela vida, que mesmo sem estudos me deram possibilidade de estudar e aprender meus principais valores, além de reconhecer os valores que cada ser humano tem”, revelou.
O homenageado disse que o amor pela pedagogia e pela medicina surgiu quando ele precisou ensinar Ciências Biológicas e Física aos colegas durante o ensino médio. “Fui picado pelo bichinho de João Pessoa e, ao ver o Hospital Universitário, tive certeza de querer fazer medicina. Morei na residência universitária e fiz grandes amigos. Neste período, conheci o professor Neir Antunes, que abriu meus olhos para tratar a ciência com curiosidade científica, o que me possibilitou fazer minha primeira apresentação em congresso, e ganhar prêmio no campo da estatística populacional. Desde sempre pude ver como são receptivos e carinhosos os paraibanos, que sempre nos acolhem sem bairrismo. Temos um propósito na vida que é fazer o bem. Obrigado por este momento, um dos mais importantes da minha vida”, finalizou.
Sobre o homenageado
O médico Lenine Ângelo Alves Silva, natural da cidade de São Paulo (SP), chegou a João Pessoa aos 17 anos, na época do vestibular, onde conseguiu ingressar no curso de UFPB. Possui residência médica em cardiologia, em marcapasso e eletrofisiologia pelo Instituto Dante Pazzanese (SP); é Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE); e Doutorando em Ciências da Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Atua como médico no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), além de ser vice-presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia.