O vereador Rinaldo Maranhão (Solidariedade), programador de computadores desde os 15 anos de idade, apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Projeto de Lei 1151/22 que dispõe sobre a inclusão da disciplina de Introdução à Lógica de Programação para os alunos do 9º ano nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a Lei vai possibilitar que os estudantes possam se aprofundar na ciência e mercado da tecnologia.
“Nos próximos quatro anos surgirão no Brasil 750 mil vagas para o setor de tecnologia da informação, mas o nosso país tem formado apenas 55 mil alunos por ano com essa finalidade, o que causa um déficit muito grande no mercado”, disse Maranhão.
Rinaldo apresentou ainda dados importantes sobre o mercado de trabalho, o parlamentar disse que a inclusão dessa disciplina fará com que os jovens se interessem cada vez mais cedo pelo setor de tecnologia e consiga logo, logo entrar no mercado de trabalho.
“Com essa iniciativa iremos despertar o interesse do jovem na formação profissional e aprofundar os conhecimentos nas ciências exatas, como os estudos em algoritmos, interpretação de enunciados de problemas, estruturas sequenciais e processamento de dados”, afirmou Maranhão.