Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta quinta-feira (26), o vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) usou a tribuna para cobrar solução para os alagamentos recorrentes na via de ligação entre os bairros Mangabeira e Valentina de Figueiredo. Ele explicou que o problema é recorrente desde o início da formação dos dois bairros.
“Uso a tribuna desta Casa, hoje, para fazer, mais uma vez, uma reivindicação ao Executivo Municipal: solucionar um problema crônico, recorrente e que traz imenso prejuízo aos moradores dos bairros Valentina de Figueiredo e Mangabeira. A ladeira de ligação entre esses dois bairros sofre com inundação recorrentemente. Precisamos ver solucionado esse problema que existe desde a criação dos dois bairros”, explicou o vereador.
Marmuthe Cavalcanti fez uma breve recapitulação sobre suas ações para tentar resolver a questão. De acordo com ele, em seu primeiro mandato foi elaborado um Projeto de Lei Ordinária (PLO) propondo a elevação de um ‘grid’ no local para evitar as inundações. Ainda segundo ele, o projeto foi aprovado e foi aberto um processo de licitação, mas não apareceu nenhuma empresa para desenvolver o projeto. A situação perdura até hoje e novamente a população da região está sofrendo com as inundações no local.
“Já encaminhei requerimento ao novo prefeito solicitando a solução deste problema e até agora, nada. Precisamos dar mais dignidade às pessoas que vivem no local e as que trafegam na região, que não podem desfrutar do seu direito de ir e vir. Moradores me questionam por que ainda não foi solucionado este problema. Precisa ficar claro que o vereador não pode realizar obra. Fiscalizamos e cobramos ações do Executivo que deverá realizar as obras. Está na hora de nos unirmos para solucionar esta questão, que acima de tudo é um problema de saúde e de humanidade. Moradores andando com água pela cintura podendo sofrer problemas de saúde, se já não estão sofrendo. Eles não merecem sofrer com essa situação. Merecem respeito e dignidade”, asseverou.
Durante as fortes chuvas que caíram na Capital paraibana neste mês de maio, mais uma vez, o Rio Cuiá transbordou e a ladeira de acesso aos bairros de Mangabeira e Valentina também ficou alagada e foi interditada.