Jailma Carvalho conversou com a jornalista Edileide Vilaça durante entrevista na Rádio Câmara JP
A Rádio Câmara de João Pessoa (88.7MHz) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), a vereadora mais bem votada da Capital, Jailma Carvalho (PSB). O programa faz parte de uma rodada de entrevistas realizadas pela jornalista Edileide Vilaça, inicialmente com os parlamentares eleitos e, em um segundo momento, com os reeleitos para a legislatura que se inicia a partir de 1º de janeiro de 2025. O programa tem reprise nesta sexta-feira (18), às 8h.
Jailma Carvalho foi eleita em 6 de outubro com 10.127 votos. Ela contou que já trabalhou no Legislativo Municipal como chefe de gabinete do então vereador, hoje Secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira (PSB). “Ele é minha referência política, um grande gestor e amigo. Tive o privilégio de conhecer Tibério ao longo do processo político, passei a admirá-lo, e, juntos, vamos construindo o mundo no qual acreditamos para todas as pessoas”, declarou.
Nascida na Capital paraibana, especificamente na comunidade das Três Lagoas, do bairro Jardim Veneza, Jailma Carvalho é pedagoga, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e relatou sua rotina e o suporte necessário na sua jornada. “Para podermos estar aqui, precisamos de uma rede de apoio, principalmente nós mulheres. É preciso falar da importância de ter e ser rede de apoio na vida uma da outra e enquanto sociedade. Sou defensora de uma educação pública inclusiva, sou fruto dela, estudei minha vida inteira na rede pública, mas, para me formar, tive uma rede de apoio. Tive meu pai e minha mãe que me esperavam todas as noites no ponto de ônibus, pois eu trabalhava o dia todo e estudava à noite, e tinha uma comunidade que deixava as casas com as luzes acesas até eu chegar da universidade, porque iluminação também é segurança pública”, contou.
Jailma Carvalho destacou que existe muita coisa boa nas comunidades e que as pessoas só precisam de oportunidades. “Tive uma oportunidade, através da educação e da política, de mudar o meio em que eu estava inserida. É nessa política em que eu acredito e é essa política que quero defender na Câmara Municipal, porque política é um instrumento de transformação, de construir uma vida melhor, mais justa para todas as pessoas” , afirmou.
Sobre a campanha, Jailma Carvalho contou que trabalhava muito, mas que foi um trabalho realizado em conjunto, e que não imaginava que teria mais de dez mil votos. “A nossa militância foi muito ativa, sou muito grata. Essa vitória não é minha, é coletiva. A campanha teve o envolvimento de muitas mentes, muitos corações, foi construída por mim, por nossos familiares, amigos e amigos dos nossos amigos, que abriam as portas para nos receber e passavam a ser multiplicadores desse projeto”, explicou.
Sobre ser a mulher mais bem votada, ela afirmou que só aumenta a responsabilidade. Jailma destacou também a importância dos movimentos sociais, incluindo o feminismo. “Aquelas do movimento feminista estão na linha de frente para que todas nós mulheres tenhamos nosso direito respeitado, para que possamos construir uma sociedade mais justa”, declarou, salientando a importância das mulheres na política e do trabalho para que na próxima eleição as mulheres tenham mais representatividade na Câmara.
“O que o movimento feminista deseja? Nossa luta é por igualdade e respeito, para que nós mulheres também possamos ter nosso direito respeitado, para nós podermos estar onde quisermos. Às vezes as pessoas tentam criminalizar os movimentos sociais, infelizmente, mas a gente precisa dizer que se não fossem os movimentos sociais, nós não estaríamos aqui hoje. Os movimentos estão na luta para que a gente possa construir uma sociedade mais justa e com oportunidade para todos”, afirmou Jailma , enfatizando que é uma apaixonada e defensora dos movimentos sociais.
Jailma afirmou que é católica e pretende respeitar a diversidade religiosa. “Sou católica, mas sou defensora do estado laico, porque fui eleita para ser vereadora da cidade de João Pessoa, e não de um só segmento. A gente precisa respeitar a diversidade religiosa para não construir um mundo cada vez mais preconceituoso e com intolerância religiosa. Esta é a Casa do Povo e eu estou aberta a dialogar com todas as religiões”, declarou, afirmando que é preciso respeitar a individualidade das pessoas.
“Meu objetivo é lutar por uma sociedade menos desigual, por um mundo em que as mulheres possam ter seus direitos respeitados e que todas as pessoas possam ter a oportunidade de construir sua história, sem o preconceito já marcado de que não tem futuro. Todos nós temos futuro, a gente só precisa de oportunidade e acreditar. Essa oportunidade vem através do estudo e da política, sou defensora dessas duas grandes bandeiras, porque sem elas não há transformação social”, enfatizou Jailma Carvalho.