A reestruturação do Hotel Globo e a inauguração do Centro de Referência do Artesanato Paraibano são exemplos das ações
Após discussões levantadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado apresentaram, em dezembro de 2023, o programa ‘Viva o Centro’, cujas ações visam impactar a região central da cidade nas áreas de economia, segurança, infraestrutura, habitação, cultura, turismo e mobilidade. Com investimentos que somam R$ 400 milhões, este é o maior pacote de medidas da história do Centro Histórico.
A Prefeitura da Capital já concluiu a reforma do Hotel Globo e tem obras em execução para reestruturar o antigo Clube Cabo Branco, na Duque de Caxias, que vai sediar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); e o Conventinho, que irá se transformar em Escola de Artes, Biblioteca Municipal, Galeria de Artes e ainda terá um anfiteatro e auditório.
Por parte do Governo, a primeira ação de intervenção visando contribuir para a ocupação do Centro Histórico de João Pessoa foi o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, que vai funcionar no antigo Colégio das Neves, na Praça Dom Ulrico. O equipamento tem um conceito de sustentabilidade e contará com ambientes para empresas âncoras, recepção interativa, espaço de conhecimento (com paredes de pesquisa e mesas touchscreen), espaços de coworking, espaços makers, espaços de P&D de soluções de alto rendimento, espaços de incubadoras e aceleradoras, espaço de robótica, praça de alimentação e auditório.
O Executivo Estadual também inaugurou o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), localizado num casarão histórico do Centro, onde funciona um laboratório permanente de inovação e design. O prédio também abriga a Federação do Artesanato e da Curadoria e um escritório onde os clientes podem ser atendidos mediante agendamento prévio. Em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Governo também executa as obras de restauração do prédio do Palácio da Justiça.