Vereador Professor Gabriel e ex-vereador Benilton Lucena tinham como principal bandeira de luta a educação, e faleceram na segunda (27) e sexta-feira (31), respectivamente
Vereadores lamentaram as perdas sofridas na área da educação com a morte do vereador Professor Gabriel e do ex-vereador Benilton Lucena. Os parlamentares relembraram atuação, índole e boa convivência, além de solidarizarem-se com as famílias enlutadas, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (4).
“Não posso deixar de registrar o meu sentimento de pesar aqui neste plenário”, iniciou o presidente do Legislativo Municipal, vereador Dinho Dowsley (PSD). Depois do impacto de dois velórios seguidos em uma semana, o presidente refletiu sobre o legado deixado. “Na vida, a gente deixa o que fez. Dessa vida a gente não leva nada, só deixa o exemplo de vida. Perdemos dois grandes baluartes da educação, dois grandes guerreiros que lutaram tanto pela educação do Município. Deixo meus sentimentos e peço oração às famílias”, declarou Dinho.
O vereador Milanez Neto (MDB) afirmou que em cinco dias perdeu importantes companheiros. “Tenho certeza que Gabriel e Benilton deixaram grandes sementes plantadas na cidade, nas famílias e nos amigos. Que a gente possa, depois de tudo isso, refletir sobre a vida, amar mais, perdoar mais e trabalhar cada vez mais pelos que mais precisam”, enfatizou.
Marcos Henriques (PT) lembrou que foi presidente do Sindicato dos Bancários na mesma época em que Benilton Lucena foi presidente do Sindicato dos Professores. “Ele não pensava só em sua categoria, ele pensava na classe trabalhadora. Sempre estávamos na luta por aquilo que achávamos justo para os brasileiros. Só nos resta a saudade e pedir a Deus que conforte todos e todas que o amaram”, afirmou. Ele também lamentou a perda do Professor Gabriel. “Vereador com um grande trabalho, sempre assíduo, vai fazer falta nesta Casa”, lamentou.
A vereadora Eliza Virgínia (PP) comentou sobre a boa convivência com Benilton Lucena. “Convivi muito com Benilton, ele sempre muito atencioso, aguerrido e com muitas políticas públicas para proteção das mulheres, além da sua principal, que era a educação”, discorreu a vereadora. Ela ainda destacou que Professor Gabriel era amigo, companheiro calmo e firme nas suas convicções.
Durval Ferreira destacou que conviveu por dez anos com Benilton Lucena. “Um vereador independente, parceiro, humano, com um trabalho excelente e de muita competência. Só tenho a lamentar”, enfatizou. Sobre o Professor Gabriel, Durval ressaltou que perdeu um amigo, um vereador com grande atuação, que deixou a cidade de luto. “Que Deus possa continuar confortando as famílias”, finalizou.
“Benilton e Professor Gabriel deixaram um legado e uma história. Foram escolhidos por esta cidade e mostraram que, com dedicação, vale a pena se esforçar para educar as pessoas. O que a gente leva desta vida é o que a gente pôde fazer para o povo”, declarou Carlão (PL).
O vereador Bosquinho (PV) destacou que o Professor Gabriel e Benilton Lucena foram homens de bem, de palavra e com condutas sérias. Zezinho Botafogo (PSB) ressaltou que a educação perdeu muito com a morte do Professor Gabriel. “Benilton foi primeiro secretário desta casa, tivemos inúmeras batalhas em prol da cidade. Vivi com ele os melhores momentos de minha vida em família”, confessou Zezinho Botafogo.
“Perdemos dois vereadores que fizeram muito por João Pessoa. A cidade está órfã de dois vereadores que deixaram suas marcas na Capital”, destacou o vereador Guga (PP). Toinho Pé de Aço (Republicanos) fez questão de prestar solidariedade às famílias enlutadas.
Presidente declara vacância do cargo
O presidente Dinho declarou, através de Ato da Mesa Diretora, a vacância do cargo aberta com o falecimento do vereador Professor Gabriel. Na última quinta-feira (30), a CMJP oficiou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com pedido para que a Corte informe quem, entre os suplentes, deve assumir a vaga aberta na Casa com o falecimento do vereador Professor Gabriel.