Educação Política para garantir a formação dos alunos enquanto cidadãos está entre as propostas
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (5), o vereador Renato Martins (Avante) abordou diversos projetos apresentados para tramitação na Casa. A Educação Política para garantir a formação dos alunos enquanto cidadãos está entre as propostas.
“Estamos nesta Casa com vontade de servir, e hoje vamos defender alguns projetos do nosso mandato que estão em tramitação”, anunciou. De acordo com o parlamentar, umas das propostas é que a Educação Política seja implementada desde o ensino fundamental, para garantir a consciência política na mais tenra idade. “Cuidar do futuro é cuidar da consciência política para preservar a democracia. Isso é primordial nestes tempos estranhos. Só se evita a guerra com boa política. Precisamos de educação política nas nossas escolas para ensinar a importância dos poderes e da representatividade na democracia. Precisamos fazer com que nossas crianças, desde a sua formação, compreendam os rumos da cidade, do país e do planeta”, asseverou.
Renato Martins ainda abordou outros pontos de que tratam os projetos apresentados por seu mandato, tais como: a ‘Democracia Direta pelo Celular’, através do qual o cidadão poderá avaliar o resultado de determinada obra em seu bairro e, por meio da tecnologia, falar de sua satisfação ou insatisfação com o resultado, para só depois a Gestão garantir o pagamento final do serviço analisado; o prazo de trinta dias para realização de consultas e exames de pessoas com doenças autoimunes; a utilização de escolas nos finais de semana pela população com merendas e atividades artísticas, podendo ser realizadas parcerias com diversas instituições da cidade para fomentar essas ações.
O vereador também sugeriu a criação de um Espaço Pet nos condomínios do município, além de uma política de ajuda para os protetores de animais para compra de rações e para o fortalecimento dos cuidados com os animais abandonados. Ele também indicou que o Centro de Zoonose seja um espaço para doação de animais abandonados.
Em aparte, o vereador Guga (PP) revelou que destinou Emendas Impositivas com ajuda financeira para os protetores de animais e se comprometeu a continuar com seu trabalho em defesa dos animais na cidade e de seus protetores.